Sustentabilidade

Sustentabilidade

Antes mesmo da ecologia se tornar uma preocupação mundial, a Eucatex já plantava suas florestas de eucalipto para abastecer as suas fábricas com o suprimento de madeira necessário para a produção de painéis e fornecimento de energia para as suas unidades. 

A Companhia teve sua conduta reconhecida no Brasil e no exterior por harmonizar a produção de suas florestas com a conservação dos mananciais e da biodiversidade da vegetação e da fauna. O Certificado FSC®, conquistado em 1996, comprova que as florestas plantadas são bem manejadas e atingem alta produtividade com qualidade e eficiência. 

A grande produtividade em madeira nas florestas da Eucatex é obtida por meio de princípios de desenvolvimento sustentável e usos múltiplos. Tudo isso é garantido por investimentos contínuos em tecnologia, melhoramento genético e clonagem, além de adubações adequadas e práticas silviculturais que conservam e potencializam a fertilidade do solo.

A atividade florestal da Companhia é baseada no conceito da sustentabilidade, adotado em todas as etapas:

  • Planejamento
  • Definição do material genético
  • Produção de mudas
  • Definição das unidades de manejo e plantio
  • Monitoramento de pragas e doenças
  • Monitoramento nutricional das florestas
  • Colheita
  • Transporte de madeira para o abastecimento de suas unidades industriais
  • Monitoramento ambiental

Todo esse processo está voltado para a maximização da produtividade e a utilização adequada dos recursos naturais.

FLORESTAS EUCATEX

As florestas da Eucatex ocupam uma área de, aproximadamente, 46 mil hectares, distribuídos em 77 fazendas (próprias, arrendadas e parceiras), localizadas nas regiões de Salto, Botucatu e Capão Bonito, no interior do Estado de São Paulo. Um terço desse total, cerca de 13 mil hectares, compreende as áreas de reservas naturais, nas quais predominam dois tipos característicos de vegetação: floresta estacional semidecidual e de transição de estacional semidecidual - cerrado. As áreas plantadas com eucalipto abastecem as unidades fabris da Companhia com mais de 1 milhão de metros cúbicos de madeira por ano, quantidade suficiente para a manutenção da sustentabilidade do sistema.

Os produtos Eucatex são reconhecidos e certificados pelo Conselho de Manejo Florestal, entidade internacional que atesta, por meio do Certificado FSC®, que são produzidos de maneira responsável, utilizando madeira produzida sob um regime de manejo economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo.

MANEJO FLORESTAL

É um conjunto de técnicas empregadas para assegurar a produção sustentável de madeira, em harmonia com o meio ambiente e promovendo justiça social. O objetivo é a garantia do uso adequado dos recursos naturais para que estejam disponíveis para as próximas gerações.

PROGRAMAS DE MONITORAMENTO

Todos os recursos naturais são monitorados em todas as etapas do processo. Os monitoramentos ambientais da flora, fauna, água, ar e resíduos garantem o menor impacto possível das atividades silviculturais ao meio ambiente. O programa de saúde e segurança no trabalho garante a integridade e direitos dos trabalhadores próprios e de terceiros. O atendimento à legislação ambiental para adequação das propriedades, visa à manutenção e à recuperação das áreas protegidas.

Com uma política ambiental bem estruturada, a Companhia mantém importantes ações que visam a estimular o respeito à natureza e a integração do homem com o meio que o cerca.

Entre os princípios que norteiam as atividades florestais da Eucatex e garantem a manutenção da integridade do ecossistema, estão:

  • Implantação de florestas dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, diminuindo os impactos ambientais, segundo a legislação e outras normas ambientais aplicáveis;
  • Busca constante de atualização e excelência em Tecnologia Florestal, considerando a prevenção da poluição por meio de novos conceitos e processos ambientais, inclusive contando com parcerias que contribuam para esses objetivos;
  • Desenvolvimento de programas de Educação Ambiental, visando à proteção da natureza e a conscientização das responsabilidades individuais e coletivas relativas ao meio ambiente;
  • Garantia, por meio do Sistema de Gestão Ambiental, dos recursos necessários para alcançar os objetivos e metas ambientais estabelecidos, criando oportunidades para melhoria contínua do desempenho ambiental nas atividades florestais; e
  • Divulgação da Política Ambiental à organização, aos parceiros e às comunidades, de modo a fortalecer e demonstrar o seu compromisso ambiental.

A Política Ambiental trata também do mapeamento do estado de conservação das reservas naturais da Eucatex. Esse levantamento indica as áreas prioritárias para o manejo e a preservação, com o objetivo de atender à demanda da Companhia na colheita de madeira, resguardando o meio ambiente, tanto no aspecto da vegetação nativa quanto com relação à fauna da região.

A Eucatex busca a preservação e conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o bem estar social e econômico. Para tanto, assumiu o compromisso de controlar todas as suas fontes de madeira não certificadas pelo FSC®, não comprando madeira de fontes onde incida as seguintes situações:

  • Madeira colhida ilegalmente.
  • Madeira colhida em áreas florestais em que os direitos civis ou tradicionais são violados.
  • Madeira colhida em áreas florestais não certificadas pelo FSC, que possuam altos valores de conservação e que estejam ameaçadas.
  • Floresta natural que tenha sido convertida em plantações florestais ou tenha uso não florestal.
  • Madeira colhida de árvores geneticamente modificadas (GM).
  • Planejamento para a produção sustentável de madeira, baseado no consumo das fábricas e no acompanhamento do crescimento das florestas;
  • Programa de melhoramento genético que define o material a ser produzido para atender quantitativa e qualitativamente às demandas industriais da Companhia;
  • Produção de mudas de eucalipto para atender o programa anual de implantação florestal;
  • Definição das unidades de manejo para plantio de eucalipto e manutenção das áreas de reservas naturais, baseada nas condições de solo, clima e relevo;
  • Monitoramento e controle de pragas e doenças com enfoque na otimização e utilização racional dos defensivos florestais;
  • Monitoramento nutricional das florestas visando à otimização de recursos e aplicação adequada de nutrientes (fornecimento e reposição);
  • Conservação do patrimônio, manutenção de sedes, estradas e aceiros, conservação do solo, prevenção e controle de incêndios; e
  • Colheita e transporte de madeira visando ao abastecimento sustentável das unidades industriais da Companhia.

Atenta às ações que possam contribuir para a preservação ambiental e principalmente das florestas, a Eucatex entende que a maioria dos resíduos de madeira gerados nos processos de produção das fábricas pode ser reaproveitada sem poluir o meio ambiente. Pensando nisso, a Companhia criou o Programa de Reciclagem Eucatex, do qual podem participar empresas que geram resíduos de madeira, onde se estuda a viabilidade econômica e técnica, além de avaliar a qualidade, o volume dos resíduos e a sua localização.

Os resíduos podem ser coletados em caçambas ou recebidos na Eucatex, em Salto/SP, onde serão recolhidos e transportados para o processamento. Por meio de um contrato, a Companhia se compromete a disponibilizar uma ou mais caçambas, que ficarão estacionadas na empresa participante para depósito de todo resíduo de madeira. Periodicamente, será feita a substituição destas caçambas. A Companhia se responsabiliza formalmente pela utilização correta de todo o material recolhido.

Os benefícios oferecidos pelo Programa de Reciclagem Eucatex são uma boa oportunidade para as empresas que buscam uma solução ambientalmente correta para a disposição final de resíduos de madeira, coerente com certificações de qualidade e/ou de correta gestão ambiental.

O Programa de Reciclagem Eucatex utiliza resíduos de madeira na geração de energia e tem como objetivos:

  • Utilização de biomassa (fonte de energia renovável) na geração de energia. Trata-se de uma tecnologia mais econômica e menos impactante ao meio ambiente, independente de queima de óleo diesel ou gás natural;
  • Responsabilidade ambiental, através da conscientização junto aos parceiros, que deixam de descartar os resíduos nos aterros e terrenos baldios; e
  • Responsabilidade social, através de parcerias com cooperativas e com a APAE, que recebem benefícios de acordo com o volume arrecadado.


Os tipos de materiais que podem ser reciclados são paletes (novos, velhos, inteiros, quebrados ou com pregos), pedaços de madeira (como bobinas), pedaceiras e entulhos da construção civil.

O Programa de Reciclagem Eucatex tem como objetivo evitar que toneladas de resíduos de madeira sejam jogadas em aterros sanitários, como também preservar 1 milhão de árvores por ano em suas áreas de reflorestamento e economizar 15 milhões de litros de água. Isso tudo de forma simples, funcional e com respeito à natureza.

Com o objetivo de ser mais próxima do meio onde está instalada, a Eucatex desenvolve diversas ações sociais para integrar e apoiar o desenvolvimento de comunidades vizinhas, priorizando o atendimento à ONG’s que atendem crianças e adolescentes.

Um dos principais projetos desenvolvidos pela Eucatex é o Programa de Educação Ambiental (PEA), com mais de uma década de existência, já realizou mais de 680 visitas com a participação de mais de 22 mil visitantes. O PEA é destinado, principalmente, para alunos das escolas públicas das cidades vizinhas às suas fazendas, buscando oferecer contato com os mais diferentes temas ambientais, como biodiversidade, reciclagem de lixo, incêndios florestais e conservação de solo, conscientizando as crianças para a importância dos recursos naturais.

Para permitir acesso a essas informações de forma segura e confortável, e no cumprimento de sua política ambiental, a Companhia criou, em 2000, a Casa da Natureza, que é um centro de visitação localizado na Fazenda Santa Terezinha, no município de Bofete, estado de São Paulo, onde acontecem as atividades educativas do programa. O PEA conta com a parceria das prefeituras das cidades paulistas de Bofete, Anhembi, Avaré, Salto e Botucatu, e atende, principalmente, os educadores e alunos das escolas da rede pública. Eventualmente, o programa recebe alunos de cursos técnicos, de universidades, colaboradores e grupos conservacionistas, como escoteiros e ONG’s.

Entre os objetivos do programa, destacam-se o desenvolvimento e a disseminação de conceitos sobre a preservação do meio ambiente, a importância do manejo correto das florestas e a colaboração na formação de educadores atendidos pelo programa, para que possam trabalhar as questões ambientais dentro e fora do ambiente escolar. A Casa da Natureza foi preparada para proporcionar ao visitante uma visão geral dos ecossistemas da região, sua localização geográfica, fauna e flora que os compõem, informações sobre a importância do eucalipto como matéria-prima de diversos produtos de base florestal e sobre a contribuição na geração de emprego e renda para as comunidades vizinhas. O visitante também tem a oportunidade de conhecer o Viveiro de Produção de Mudas da Eucatex.

Estão incluídas ainda atividades em trilhas interpretativas – que passam por trechos de florestas plantadas, onde é apresentado o sistema de manejo florestal adotado pela empresa – e em trechos de reservas naturais ricas em mananciais de água e biodiversidade.

Além do PEA, a Companhia também realiza ações que incentivam a prática de responsabilidade social, tais como coleta e doação de alimentos, através do canal aberto com as ONG’s homologadas e disponibilização de pasto apícola para que apicultores das regiões de abrangência da unidade florestal possam realizar produção de mel.

Outra questão relevante para a Eucatex é a preocupação com a qualidade de vida de seus colaboradores, onde são realizadas campanhas e eventos para conscientização de doenças, vacinação preventiva, além de palestras sobre DST e dependência química. Como parte do programa de prevenção, também são realizados exames anuais e orientação profissional.

A gestão de contratos também é outra questão de grande importância na rotina da Companhia, cujo objetivo é a racionalização de passivos trabalhistas, o controle de rotatividade e o controle da situação tributária das empresas prestadoras de serviços, visando assegurar o cumprimento dos direitos dos colaboradores.  

O esforço da Companhia em obter qualidade total em produtos e serviços e praticar o desenvolvimento sustentável é reconhecido por meio de importantes certificações.

Além de ter sido a primeira empresa do seu setor a conquistar a ISO 9001:2008, a Eucatex também possui a certificação ISO 14001 e o Certificado FSC®, certificado que atesta que suas florestas são manejadas de acordo com os rigorosos padrões ambientais, sociais e econômicos.

Certificado FSC® - Cadeia de Custódia

A Certificação em Cadeia de Custódia FSC® é a certificação que permite a rastreabilidade de produtos de origem florestal, desde a floresta até o consumidor final, e garante ao consumidor que o produto foi fabricado com matéria-prima de floresta certificada ou de origem controlada segundo as normas do FSC®.

ISO 14001

Criada para controlar os resíduos e evitar a poluição, permitindo uma convivência responsável entre a empresa e o meio ambiente, a ISO 14001 é um reconhecimento mundial de que a Companhia cumpre rigorosos padrões para promover a proteção ambiental.

Com a ISO 14001, a Eucatex passou a ter um compromisso ainda maior com a conservação da biodiversidade. O primeiro passo foi determinar a Política Ambiental da Companhia. O segundo é um processo contínuo de investimentos em ações para minimizar os impactos ambientais, otimizar a utilização de fertilizantes químicos, reduzir a utilização de agrotóxicos, recompor a vegetação dos fragmentos florestais, promover a conscientização ambiental nas unidades vizinhas e estabelecer indicadores e verificadores de conservação de biodiversidade.

ISO 9001:2008

A satisfação das necessidades dos consumidores por meio da constante melhoria de produtos e serviços. Essa é a política da qualidade da Eucatex, que está sempre em busca da satisfação de seus clientes.

Como resultado dessa política, a Eucatex foi a primeira de seu setor, no Brasil, a receber a certificação ISO 9001:2008. A certificação das normas série ISO 9000 é uma prova concreta de que o sistema de qualidade da Companhia está em conformidade com uma norma reconhecida internacionalmente.

Última atualização em 5 de Outubro de 2014